Mídia & Notícias

Acompanhe os principais destaques de cada categoria.

A ADI é citada pelo relator em liminar dada na ADI da OAB

O relator observou ainda que o Convênio ICMS 93/2015 como um todo é objeto de questionamento na ADI 5469, ajuizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), e também de sua relatoria.

Segundo a Abcomm, o convênio é ato normativo inadequado para tratar de fato gerador específico (as operações envolvendo consumidor final não contribuinte do ICMS e localizado em outra unidade da federação), pois a matéria cabe à lei complementar (artigo 146 da Constituição).

Entre outros pontos, a associação a Lei Complementar 87/1996, que trata do ICMS, não dispõe sobre a base de cálculo aplicada ao consumidor final da forma descrita no Convênio 93, que criou quatro bases para estas operações – uma para aplicação da alíquota interestadual, outra diferencial de alíquota partilha para o estado de origem, a terceira diferencial de alíquota partilha para o estado de destino e a quarta destinada ao Fundo de Amparo à Pobreza (FECOP). E aponta “a superficialidade com a qual o tema foi tratado, ferindo por completo qualquer segurança jurídica”.

A ADI 5469 pede a concessão de medida cautelar para suspender a eficácia dos dispositivos questionados até o julgamento do mérito. A Abcomm acena para o risco que o convênio representa para a manutenção da ordem econômica e financeira, “tendo por fim principal a busca da segurança jurídica do sistema tributário nacional”.

 

POSTAGENS RELACIONADAS

ASPECTOS LEGALES PARA CONSTITUIR TU NEGOCIO EN ESTADOS UNIDOS DESDE EL EXTRANJERO

Marcio Cots, Socio (Consultor legal extranjero – externo a US) en CyberlawStudio PLLC, y Socio Directivo de COTS Advogados

DOUTOR MÁRCIO COTS MINISTRA AULAS NO MBA DA FIA.

Na participação do doutor Márcio, temas como segurança de dados, invasões, riscos que as empresas correm e que em muitos casos sequer tem consciência destes riscos...