Mídia & Notícias

Acompanhe os principais destaques de cada categoria.

A logística internacional para optantes do simples nacional está menos burocrática

Categoria: E-Business | Mídia
Em dezembro de 2016, foi publicado em diário oficial a Instrução Normativa Nº 1676 que facilita e simplifica o processo de exportação de microempresas e empresas optantes pelo Simples Nacional, e altera o Art 56 da Instrução Normativa SRF nº 28, de 27 de abril de 1994, e o art. 3º da Instrução Normativa RFB nº 1.603, de 15 de dezembro de 2015.

Como é hoje

 · Os serviços são executados apenas pelo Correios, Via Exporta Fácil, e possuem limitação de peso e dimensões. No caso da Exporta Fácil é ainda mais limitado, uma vez que opera exclusivamente com aéreo, tornando o frete mais caro.

O que muda

 · Poderão ser habilitados como operadores logísticos a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; empresas de transporte internacional expresso (courier) e transportadores certificados como operadores econômicos autorizados.
 
·Com esta normatização da figura do operador logístico, espera-se um grande avanço na simplificação do acesso ao mercado externo e consequentemente expansão internacional das empresas.
 
·Será uma nova figura jurídica que poderá ser contratada por micro e pequenas empresas, que estará autorizada a realizar, nas operações de exportação, as atividades relativas à habilitação, licenciamento administrativo, despacho aduaneiro, consolidação e desconsolidação de carga, contratação de seguro, câmbio, transporte e armazenamento de mercadorias objeto da prestação do serviço. Além disso fica estabelecido que o registro do despacho de exportação poderá ser efetuado até o último dia do mês subsequente ao embarque da mercadoria
 
Com a abertura deste novo mercado espera-se uma consequente queda nos custos das operações, uma vez que haverá maior competição.

POSTAGENS RELACIONADAS

A LOGÍSTICA INTERNACIONAL PARA OPTANTES DO SIMPLES NACIONAL ESTÁ MENOS BUROCRÁTICA

Em dezembro de 2016, foi publicado em diário oficial a Instrução Normativa Nº 1676 que facilita e simplifica o processo de exportação de microempresas e empresas optantes pelo Simples Nacional, e altera o Art 56 da Instrução Normativa SRF nº 28, de 27 de abril de 1994, e o art. 3º da Instrução Normativa RFB nº 1.603, de 15 de dezembro de 2015.

INVESTIDOR-ANJO E AS NOVAS POSSIBILIDADES DE NEGÓCIO

A Lei Complementar 155, de 27 de outubro de 2016, alterou a Lei Complementar 123/2006, a fim de abrir caminho para uma excelente oportunidade de negócio para micro e pequenas empresas: o recebimento de aportes de investidores-anjo, ...

LEI DO PREÇO PODE IMPACTAR VENDAS DA BLACK FRIDAY PARA O ESTADO DO PARANÁ

Com a chegada da Black Friday no próximo dia 25, os lojistas que venderão para consumidores do Estado do Paraná têm muito com o que se preocupar. Por conta de uma lei estadual (nº 18.805/2016) sancionada pela Assembleia Legislativa no último mês de junho, todos que venderem para o Estado Paranaense precisarão informar ao consumidor o histórico de preços de produtos ou serviços em promoção.

RICARDO OLIVEIRA, DA COTS ADVOGADOS COMENTA O PROJETO DE LEI QUE INSERE E-COMMERCE NO CDC

Após a aprovação pelo Senado, em novembro de 2015, o Projeto de Lei (281/2012) que propõe algumas adaptações ao Código de Defesa do Consumidor depende agora de aprovação na Câmara dos Deputados.

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS: DISTINÇÕES LEGISLATIVAS INJUSTIFICADAS ENTRE COMÉRCIO ELETRÔNICO E FÍSICO

Que todas as pessoas são consumidoras é fato. Desde o Presidente ao Prefeito, do Deputado ao Vereador, do Juiz ao Oficial de Justiça, todos consomem. Todos que contratam produtos e serviços como destinatários finais têm interesse na legislação...

FÓRUM 2016: COMO EVITAR ABUSO DE RECLAMAÇÕES POR PARTE DOS CLIENTES DO E-COMMERCE

Qual é o tamanho do prejuízo gerado por má fé do consumidor e como evitar utilizando base jurídica? Esse foi o tema da palestra de Marcio Cots, sócio diretor da Cots Advogados, que detalhou como as empresas podem se precaver juridicamente para não ter problemas com os consumidores e até com outras empresas.