O comércio eletrônico não para de crescer e gerar oportunidades de negócios. De acordo com a consultoria especializada e-Bit, no primeiro semestre as vendas online no país superaram R$ 10,2 bilhões, registrando um acréscimo de 21% sobre o mesmo período do ano anterior.
A facilidade de entrada no setor deve continuar atraindo empreendedores, mas para ter sucesso, é preciso redobrar os cuidados, que são necessários de maneira geral quando se abre um negócio.
Cuidados Essenciais para Empreendedores
Em primeiro lugar, recomenda Márcio Cots, advogado especializado em direito aplicado à tecnologia da informação, que os empreendedores devem atentar para a prestação de informações claras, ostensivas e objetivas aos consumidores. “Nas compras por internet, quando não há um vendedor ao lado e o produto não está à mão, o consumidor tem mais chances de se equivocar. E, se ficar insatisfeito, pode exigir devolução do dinheiro ou troca da mercadoria. Em uma eventual disputa, as relações de consumo protegem o cliente”, destaca.
Segundo o advogado, esse é um erro comum cometido por muitos empreendedores. Para evitar problemas, ele sugere a criação de vídeos explicativos, reduzindo os riscos de mal-entendidos. A dica vale especialmente para quem oferece produtos ou serviços inovadores. “As empresas acabam se focando muito na área comercial e esquecem de se proteger legalmente”, diz Cots.
Outras Precauções Importantes
Márcio Cots também sugere outras precauções para dar consistência ao negócio:
- Abertura formal da empresa;
- Estudo tributário;
- Registro de marcas e pagamento de licenças.
A formalização da firma isola os riscos do negócio do patrimônio pessoal do empreendedor. O acompanhamento tributário permite a escolha do melhor regime, evitando problemas futuros. Cots aconselha a evitar o lucro real, mas lembra que este regime permite a compensação dos investimentos, que podem ser abatidos do imposto devido. “Uma vez que os desembolsos sejam neutralizados, é possível pensar em ir para o Simples.”
Por fim, Cots adverte cautela na contratação de cooperativas de trabalho: “Verifique se o prestador cumpre todos os requisitos legais para evitar problemas.”